Equipe Abutres e a Prática de Caminhada (TREKKING)
  Publicado em 26/2/2007 06:59, com 1393 acessos.


O QUE É O TREKKING?
Caminhar por trilhas naturais, desfrutando do contato com a natureza, cercado de belas paisagens em locais pouco conhecidos. Quem pratica o Trekking ou Caminhada tem essa oportunidade, e esse é sem dúvidas o principal motivo que faz desta modalidade esportiva uma das que mais cresce.
Os praticantes aliam o prazer em contemplar a natureza com os benefícios da atividade física, tentando fugir do stress do dia-a-dia. Os percursos podem ser curtos ou longos, importando apenas o prazer em caminhar.
O baixo custo da atividade, aliado aos vários níveis de dificuldades, proporciona ao praticante toda a segurança necessária e, é um dos principais motivos para o desenvolvimento do esporte.

HISTÓRIA DO TREKKING
A história do esporte é antiga e teve origem no século XIX, através dos trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul. Eles utilizavam o termo Trekken para designar sofrimento e resistência física. Com a chegada dos ingleses ao local, a expressão foi adaptada e passou a denominar as longas caminhadas realizadas pelos trabalhadores britânicos.
A partir daí, com a chegada dos novos aventureiros o termo se expandiu e hoje é sinônimo de um dos esportes mais praticados em todo o mundo. Segundo o Diretor do Departamento de Trekking da ABEA (Assossiação Brasileira de Esportes de Aventura), Esdras Martins, o esporte no Brasil teve suas primeiras provas no ano de 1985, em Minas Gerais. "Algumas provas foram realizadas em Minas Gerais, mas só depois de ser trazido para São Paulo em 1992, é que o Trekking adquiriu a forma atual, quando foram adaptadas as regras dos enduros de moto e jipe".
O baixo custo da atividade, aliado com os vários níveis de dificuldades, proporciona ao praticante toda a segurança necessária. Hoje o Trekking de regularidade possui muitas competições em todo o país e, em 1998, foi criada a Liga Nacional de Enduro a Pé - LINEP, entidade que busca unificar e organizar as competições pelo país, sem fins lucrativos.
Surgiu também à necessidade da unificação dos regulamentos e normatização do esporte, em 2005 foi criada a Confederação Brasileira de Enduro a Pé - COBEP, a partir de federações do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos e Minas Gerais, com o objetivo de ser um centro de discussão, difundir o esporte e reivindicação junto aos órgãos públicos para reconhecimento junto ao CND como esporte de competição.

EQUIPAMENTOS DO TREKKING
Os equipamentos necessários para o Trekking são mais baratos que o de outros esportes de aventura, mas mesmo assim precisam ser escolhidos com todo o cuidado, já que podem ser tanto os melhores aliados como os maiores inimigos.
Por se tratar de uma caminhada, os tênis são de fundamental importância. As botas, por oferecem segurança ao tornozelo nos diversos terrenos, são as mais recomendadas.
O ideal é que se utilizem duas meias, uma fina com outra de lã por cima. Dessa maneira estará diminuindo o atrito dos pés com o calçado. As meias de algodão, por encharcarem facilmente, são desaconselhadas para o esporte.
Todo praticante vai ter sede e precisa se hidratar durante a prova. É por isso que um cantil, de no mínimo 1 litro, deve estar sempre com o praticante.
Os bonés ou chapéus também são de grande utilidade, pois protegem do sol ou da chuva, durante o percurso.
Além disso, para guardar kit de primeiros socorros e alimentos energéticos, é necessária uma mochila ou pochete. Esta mochila ou pochete tem que possibilitar fácil movimentação e ser confortável.

QUEM PODE PRATICAR O TREKKING
Qualquer pessoa pode praticar o Trekking, desde que conheça os limites do próprio corpo. Para o diretor do Departamento de Trekking da Associação Brasileira de Esportes de Aventura- ABEA, Esdras Martins, "O importante é ter o bom-senso antes de se aventurar”.
Por ter vários níveis de dificuldade, as provas abrangem todos os tipos de praticantes, desde o iniciante até o mais experiente. Por não requerer nenhuma habilidade específica, fica fácil praticar o esporte.
Para aquelas pessoas que não praticam atividade física regularmente, o melhor caminho é se exercitar em caminhadas em praias ou parques. Dessa maneira você estará garantindo mais resistência e evitando problemas futuros. Porém antes de praticar qualquer atividade é necessário que se faça uma avaliação médica para sua própria segurança.
Não existe uma idade mínima para a prática do Trekking. O ideal é que o iniciante esteja acompanhado sempre de guias experientes, que já tenham feito a trilha anteriormente.

PARA OS PRATICANTES DO TREKKING
- Sempre que possível pedir permissão ou comunicar ao proprietário do local;
- informar o percurso para alguma pessoa responsável.
- evitar danos às propriedades por onde passar;
- não agredir ou desrespeitar a natureza;
- é extremamente proibido deixar lixos nas trilhas;
- todo material que for levado para trilha deve retornar para casa;
- não trazer recordação das trilhas (plantas, flores, ninhos, pássaros, animais etc);
- como recordação, guardar apenas informações do roteiro, fotos e lembranças.

INFORMAÇÕES:
O Radical
Abutres da Mantiqueira

ÁLBUM:
- Trilha em Piranguçu
- Trilheiros de Piranguçu


LINKS:
- Regulamento Nacional de Enduro a Pé
- Federação Mineira de Trekking e Enduro a Pé
- Regulamento do Enduro a Pé
- Portal do Trekking
- Enduro a Pé
- O crescimento do Trekking







Conteúdo : Esporte

  26/02/2013 - Esporte - Cavalgadas do Zé Silva
  14/11/2012 - Esporte - 7º Trucão em Piranguçu.
  06/06/2012 - Esporte - 6º Enduro a Pé da Serra Piranguçu - MG
  17/05/2012 - Esporte - 1º Abutres Eco Bike.
  01/07/2011 - Esporte - 5º Enduro a Pé da Serra em Piranguçu.
  15/06/2010 - Esporte - Copa do Mundo 2010.
  14/10/2009 - Esporte - Aeromodelo Concorde em vôo rasante.
  01/04/2009 - Esporte - Divisão da Cultura, Esporte, Turismo e Lazer.
  30/10/2008 - Esporte - Esporte Clube Piranguçu - ECP
  17/10/2008 - Esporte - Abutres realiza o IV Enduro a Pé, dia 1º de novembro
  22/04/2008 - Esporte - Segundo Enduro a Pé da Serra - Dia 18 de maio.
  28/02/2008 - Esporte - A Primeira Corrida Rústica de Piranguçu ocorreu em 1987.
  06/02/2008 - Esporte - Big Jangadão 2008. Uma nova geração que se multiplica.
  28/01/2008 - Esporte - Grupo Micróbios promove o Big Jangadão 2008.
  26/11/2007 - Esporte - Projeto Capoeira em Piranguçu
  11/05/2007 - Esporte - Avaliação do 1º Enduro A Pé da Serra de Piranguçu
  16/04/2007 - Esporte - 1º Enduro a Pé da Serra - Dia 29/04/2007
  26/02/2007 - Esporte - Equipe Abutres e a Prática de Caminhada (TREKKING)
  12/02/2007 - Esporte - Grupo Micróbios promove o Big Jangadão 2007.
  19/06/2006 - Esporte - Piranguçu já possui seu Grupo de Trilha de Moto (Trail)

»Veja +