Pastoral da 3ª Idade e as tradições da Semana Santa
  Publicado em 11/4/2007 08:50, com 77 acessos.


Nos tempos de quaresma, com a proximidade da Semana Santa, a Pastoral da Terceira Idade lembrou fatos vividos pelos participantes, ou que os mesmos tenham ouvido de seus antepassados.

Foi lembrado o respeito que se tinha pela "Paixão de Cristo". A semana inteira era de recolhimento e contemplação, com uma programação que iniciava no Domingo de Ramos e se estendia até o Domingo de Páscoa. Época de orações e de penitência.

Mas o “recolhimento” já iniciava dias atrás, na quarta feira de cinzas – início da quaresma. A viola era colocada em um saco e pendurada na parede até a Páscoa. Durante a quaresma evitava-se ouvir aparelhos sonoros e não havia bailes ou festas.
Também eram penduradas num saco todas as espingardas e demais armas de fogo, após ser retirada a munição e tendo o cano vedado com uma rolha de palha de milho ou de papel.

A procissão da ressurreição acontecia na madrugada com a presença de todos; era muito alegre e sempre que possível também acompanhada por uma banda de música.

Para melhor acompanhar a intensa programação da Semana Santa, muitas famílias que moravam em bairros distantes, mudavam para a vila de Santo Antonio do Pirangussu (ou para a "Capela", como diziam na época), em casas próprias ou de parentes. Normalmente vinham em carros de bois e traziam uma pequena mudança e muita fartura para a comemoração da Páscoa.

A Semana Santa também tinha seu lado místico e as pessoas acreditavam que as plantas medicinais deveriam ser plantadas na Sexta Feira Santa, antes do sol nascer, pois assim teriam maior poder de cura.

Durante a Semana Santa era observado com rigor o jejum e a abstinência. A alimentação do dia-a-dia era alterada para abobrinha com bacalhau, feijão-vara com lambari, e a tradicional paçoca de amendoim saboreada de preferência com banana São Tomé.

Esta tradição ainda permanece entre nós. O Sr. Antonio Tirelli afirma que herdou esse costume de seus pais, e que há mais de 50 anos, ininterruptamente, ele faz a paçoca de amendoim na semana santa.

Para recordar esta última tradição, o Grupo da Pastoral da Terceira Idade preparou uma autêntica paçoca de amendoim, que foi socada em um pilão com mais de 75 anos. E todos deram umas “socadinhas”, mostrando muita familiaridade com o assunto. Vez por outra eram utilizadas até mesmo duas mãos-de-pilão ao mesmo tempo, na cadência adequada, observando a postura correta (sem curvar a coluna) e em ritmo compatível.

Para aqueles que queiram experimentar esta delícia, observem nossa receita.

Ingredientes:
- 1 kg de amendoim torrado e sem pele;
- 700 gr de rapadura (duas grandes ou quatro pequenas);
- 1 kg de farinha de milho de boa qualidade;
- 1 colher de sopa (rasa) de sal para acentuar o sabor do amendoim.

Modo de fazer:
Colocar um pouco de farinha ao fundo do pilão, em seguida colocar o amendoim e o sal. Reúna a família e os amigos e inicia a roda, socando com cadência, postura e ritmo, alterando vez por outra os participantes. Se tiverem mais de uma mão-de-pilão, dá para tentar a participação de até três pessoas socando ao mesmo tempo, sequencialmente; se conseguirem podem considerar especialistas no assunto (mas cuidado com os dedos!).

Quando o amendoim tiver bem triturado, colocar a rapadura e voltar a socar até obter uma pasta. Juntar o restante da farinha, misturar bem e continuar socando... Coar de vez em quando em peneira fina, e voltar a sobra para o pilão. Ao terminar é só reunir e degustar, acompanhado de um bom café. E de preferência com banana São Tomé...

Se o pilão ou a família for pequeno, dividir a receita. Mas se o pilão for pequeno e a família for grande, multiplicar a receita e socar com monjolo, como faz o Sr. Antonio Tirelli.

Se por acaso sobrar paçoca, ela pode ser guardada em um recipiente bem fechado.


Texto enviado por Ana Benedicta de Siqueira

Nota do Site O Sr. Antonio Tirelli, que foi citado neste texto, faleceu no dia 01/10/2011.




Conteúdo : História

  18/10/2012 - História - Bairro Sobradinho
  05/09/2011 - História - Homenagem ao Sebastião Maria.
  24/06/2009 - História - Fatos e Fotos do Esporte Clube Piranguçu.
  01/06/2009 - História - A origem de Piranguçu escrita por um historiador.
  26/05/2008 - História - Uma romaria a pé a Aparecida do Norte, realizada em 1958.
  03/01/2008 - História - Movimentos Religiosos - A Liga Católica.
  02/01/2008 - História - Movimentos Religiosos - As Filhas de Maria
  28/12/2007 - História - Movimentos Religiosos - Os Congregados Marianos
  26/12/2007 - História - Movimentos Religiosos - A Cruzada Eucarística
  10/12/2007 - História - Resgate Histórico dos Movimentos Religiosos.
  17/09/2007 - História - Nosso Torneio Leiteiro fez Bodas de Prata
  22/07/2007 - História - Boiadas de Porcos e Perus fazem parte de nossa História.
  13/07/2007 - História - Nossa Banda Marcial - Músicos da Velha Guarda
  19/06/2007 - História - Bastidores da História - Em homenagem ao Delicado.
  12/06/2007 - História - A magia dos Cartuchos de Festa.
  16/05/2007 - História - Pastoral da Terceira Idade e a Tradição da Santa Cruz.
  13/05/2007 - História - RODOVIA BR 383, Trecho Itajubá – Campos do Jordão
  11/04/2007 - História - Pastoral da 3ª Idade e as tradições da Semana Santa
  24/03/2007 - História - A Saudosa LIRA DE SANTO ANTONIO.
  27/03/2006 - História - Poder Legislativo de Piranguçu

»Veja +