RODOVIA BR 383, Trecho Itajubá – Campos do Jordão
  Publicado em 13/5/2007 23:10, com 27 acessos.


A discussão em torno da construção da MGT/383, trecho que liga Itajubá-MG à Campos do Jordão-SP, é antiga e obrigatória nos encontros políticos, principalmente em épocas de eleições. É assim desde que me conheço por gente. Há cada eleição, mais uma vez, acreditamos que “agora” a estrada será construída.

É o sonho de todos nós. Mas quanto ao seu traçado as opiniões são divergentes, dividindo-se em três correntes. A primeira argumenta que o melhor traçado é por Piranguçu, a outra defende por Brasópolis e a terceira aponta o Vale do Sapucaí.

Como planejadores devemos ampliar o debate. Precisamos responder a algumas questões, para acertarmos na escolha do melhor traçado desta estrada.

Qual o benefício que ela traz para a economia de nossa região?
Qual a atividade econômica a ser explorada?
Qual a política de desenvolvimento regional está sendo adotada, para atrair divisas ao Estado com a construção desta estrada?

Estas questões entre outras, precisam ser respondidas antes de definir o traçado e evidentemente antes da construção da estrada, para não corrermos o risco de tê-la simplesmente para facilitar o acesso de turistas às regiões onde esta atividade já é mais atraente e bem estruturada. É preciso que todas as lideranças políticas e empresariais da região se reúnam, para responder a estas questões tendo como princípio a supremacia do interesse coletivo sobre o individual.

Enquanto isso não acontece, ousamos opinar a respeito. Estamos convictos de que os atrativos naturais de nossa região, sugerem a implementação do turismo, já com alguns anos de atraso.

A tendência mundial atualmente é o turismo ecológico, uma combinação entre uma maior compreensão das questões sociais e ambientais com prazer de viajar. Estudos realizados pela Organização Mundial de Turismo detectaram as profundas modificações pelas quais o setor passará nesta década, valorizando esta tendência. As matas, os rios, as montanhas e outros elementos naturais passaram a ser objeto de interesse das pessoas e dos agentes de viagem.

O Turismo Ecológico, hoje, movimenta recursos humanos e financeiros significativos em todo o mundo, com destaque para os locais onde existem ecossistemas ainda intactos ou que permita o contraste com a paisagem urbana e industrial.

Portanto, é preciso que os nossos governantes municipais tomem consciência disso, adotando políticas concretas para o setor, com projetos turísticos identificados com a realidade local, incentivando a construção de hotéis fazenda que ofereçam opções turísticas integradas ao dia-a-dia do homem do campo. Com isso gerando novos empregos, trazendo divisas, fortalecendo o comércio, e consequentemente aumentando a receita dos municípios.

Para isso, hoje, é necessário que os Secretários Municipais de Turismo sejam não apenas pessoas de confiança do Prefeito, mas acima de tudo, especialistas no setor, capazes de conduzir um projeto pautado pela Qualidade Total, para atender uma clientela extremamente exigente. Se estas questões merecerem maior atenção dos nossos governantes municipais, a região será muito beneficiada. Do contrário, ficaremos simplesmente à margem de uma estrada cujos maiores beneficiados serão o litoral paulista e o circuito das águas.

Por outro lado, se a intenção é facilitar o crescimento e o escoamento de nossa produção agropecuária e industrial, devemos concentrar esforços para o melhoramento da BR 459 até a Fernão Dias por onde há uma tendência natural de desenvolvimento destas atividades.

Mas considerando que nossas lideranças já estejam convencidas de que a grande vocação desta região é a indústria do turismo, então a BR 383 passa a ter maior importância, e devemos continuar lutando por ela. O próximo passo é deixar as paixões de lado e unir todas as correntes. Assim, realmente a estrada será construída. Quanto ao traçado é simples de se definir qual o mais viável. Esta questão se resolve com bom senso.

De acordo com o “Projeto de Execução da Rodovia: MGT/383, Trecho: Itajubá-Piranguçu-Divisa MG/SP-Campos do Jordão”, elaborado pela CAB-Consultores Associados Brasileiros S.A. para o DER/MG em outubro de 1978, do qual temos cópia, já foram realizadas obras de escavação em 22 Km, sendo que os Volumes Escavados de 1ª, 2ª e 3ª categorias somam mais de 800.000 m³. Desses 22 Km, 12 Km já foram pavimentados (Itajubá-Piranguçu), e 10 Km estão prontos para serem pavimentados, faltando apenas 3 Km até a divisa MG/SP, enquanto que pelas outras localidades todas as obras estão por fazer.

Tenho um grande respeito pelas correntes políticas que defendem a estrada por Brasópolis ou pelo Vale do Sapucaí, considerando justas suas reivindicações, mas diante desta realidade não há como cogitar outro traçado, senão passando por Piranguçu.

NOTA: Texto publicado no Jornal O SUL DE MINAS, pág. 19, do dia 6 de maio de 1995. Assinado por Francisco Osvaldo Corrêa.




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