Discurso de Passagem do Cargo da Prefeita Silvânia.
  Publicado em 29/1/2009 14:55, com 1113 acessos.


Estou encaminhando a mensagem contida em meu discurso de passagem do Cargo de Prefeito, que é uma forma de despedida de um serviço voltado para o bem comum, movida pelo ideal de servir.

Com certeza plantei uma semente que precisa ser cultivada para que continue dando flores e frutos.

Se possível, gostaria que fosse divulgada nesse site e desde já agradeço pela atencão.

Silvania Soares de Carvalho

--------------------------------------------------

Minhas saudações!

Quatro anos se passaram. Jamais havia imaginado ocupar um cargo político, mas, por vontade de Deus, recebi a digna missão de ser Prefeita deste querido Município de Piranguçu, eleita pelo povo em 2004, com expressiva votação.

Com muita disposição e coragem, assumi esta responsabilidade, dedicando-me de corpo e alma. Acredito que quem ocupa uma função que lhe é determinada pela população, tem mais que o dever; tem a obrigação de estar atenta a tudo e a todos.

O Prefeito não administra sozinho. É impossível acompanhar o que se passa em todo o município a todo tempo e hora. Ele precisa do apoio dos funcionários, da participação da comunidade bem como dos representantes eleitos para a Câmara de Vereadores.

Nosso lema foi “trabalho e eficiência”, um dos binômios usados pelo nosso grande estadista Juscelino Kubistcheck. Trabalhei na busca de se prestar um serviço voltado para a população de Piranguçu como um todo, evitando atender reclamos individualistas e conscientes de que estaríamos quebrando paradigmas.

Trabalhamos voltado para a conscientização de se prestar um serviço com liberdade e responsabilidade, onde o Servidor Público executa sua tarefa sabendo da importância de seu papel, na busca sempre que possível de acertos. Mas que estará também sujeito a erros e sua grande tarefa será minimizá-los.

Enfrentamos estado de calamidade pública em consequência de condições climáticas perversas; mas com dinamismo e coragem procuramos ajudar as famílias atingidas, ajuda esta que não seria possível sem a participação e apoio dos Governos Federal e Estadual.

Em nosso mandato, procuramos trabalhar com zelo com a coisa pública, a agir com honestidade e ética. Não permaneci sentada no gabinete, mas pelo contrário, sempre fui a busca de recursos sob todas as formas para o nosso Município sem os quais não se faria nada, mas nada mesmo, embora as vezes temos que nos deparar com afirmações, que procuramos entender como provenientes de desconhecimento de nossa realidade.

Vale dizer que responsabilidades e atribuições são repassadas aos municípios e os recursos financeiros não acompanham na sua totalidade. O Fundo de Participação dos Municípios - FPM, de acordo com a divisão do bolo tributário é pequeno e o Prefeito tem que saber aplicá-lo de forma a atender aos anseios da comunidade.

Na lógica de uma continuidade de mandatos, pois o município de Piranguçu não foi criado por nós e muito menos concluído por nós, podemos afirmar que hoje a Prefeitura está toda informatizada, renovada em mobiliário e equipamentos (inclusive sua frota de veículos). Temos creche, sala de fisioterapia, telefonia celular, novas ruas foram pavimentadas, quadra poliesportiva, várias pontes de concreto construídas e muito mais.

Sonhamos em proporcionar uma vida digna e igual para toda nossa população. Sonhamos com uma cidade amiga e acolhedora. Sonhamos com todas nossas crianças nas escolas, com idosos saudáveis e com nossa juventude atendida em todos os seus anseios.... Se tudo não conseguimos, temos a certeza de que parte de nossos sonhos hoje são realidades.

Podemos afirmar hoje com segurança, e esta afirmação não é somente nossa, que a Prefeitura de Piranguçu é considerada a mais organizada em nossa micro-região. Isto deve ser motivo de orgulho não só dos seus Servidores Públicos, mas de toda a sua População.

Deixamos a Prefeitura com vários projetos e seus respectivos recursos financeiros para serem executados, visando o bem-estar de nossos Munícipes. Podemos destacar entre outros os projetos para construção das pontes no bairro Boa Vista (ponte do Zé Pinto) e no bairro dos Pintos (ponte do Alemão), reforma da escola no bairro dos Melos, construção de casas populares e pavimentação do bairro Sonho Meu.

Podemos afirmar com muito orgulho que a situação econômica e financeira da Prefeitura esta saneada e sem nenhuma dívida.

Quero externar meus agradecimentos a todos os Funcionários da Prefeitura que muito contribuíram para nossa administração e o mérito de nossas realizações é muito mais de vocês que nosso.

Nossa gratidão ao Exmo. Sr Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva e ao Exmo. Sr Vice-presidente José de Alencar. Nossos agradecimentos ao Sr Governador Aécio Neves e todo o seu Secretariado. Aos Srs Deputados Federais Bilac Pinto e Marcos Lima. Aos Srs Deputados Estaduais Laudelino, Tiago Ulisses e em especial ao Sr Deputado Dalmo Ribeiro sempre atento aos nossos reclamos e que muito fez para o nosso Município.

Minha gratidão ao meu marido Roberto Lamoglia que sempre me apoiou e foi companheiro durante esta minha caminhada, entendendo minha ausência frequente. Aos meus enteados Débora, Carlos, Heloisa e Fernando e aos meus filhos Rafael e Belisa, meu muito obrigado pelo apoio.

Creio firmemente que nascemos com um propósito e a medida com que o realizamos mais felizes nos tornamos.

Nestes quatro anos de Serviço Público aprendi que:
- o maior desafio – aquele que nos exige sacrifícios;
- o maior sentimento – o amor ao próximo;
- a maior virtude – a honestidade;
- o melhor amigo – o que é fiel até o fim;
- a melhor recompensa – a satisfação do dever cumprido.

Assim como São Paulo apóstolo, sou feliz ao poder dizer: “Combati o bom combate, preservei a fé”. Agora como cidadã volto a atenção aos meus queridos familiares, mas sem afastar de meus ideais que fizeram germinar em mim uma fortaleza voltada a construção do bem comum e de um mundo melhor para todos.

Desejo sinceramente um excelente mandato ao Prefeito Alexandre e aos Vereadores ora empossados, que Deus os abençoe e os ilumine em seus trabalhos.

Um ano novo cheio de paz, saúde e amor é o que desejo a todos.

Muito obrigada!!!

Silvania Soares de Carvalho





Notícia : Geral

  14/02/2018 - Geral - Campanha da Fraternidade 2018
  10/08/2017 - Eventos - 33ª Expo Piranguçu
  01/06/2017 - Geral - Festa Santo Antonio
  05/04/2017 - Geral - Semana Santa 2017 - Paróquia Piranguçu
  29/03/2017 - Geral - Visita da Imagem Peregrina
  22/02/2017 - Geral - Piranguçu - 54 anos
  22/02/2017 - Geral - Campanha da Fraternidade 2017
  09/06/2016 - Eventos - Festa do Divino Pai Eterno
  31/05/2016 - Eventos - Festa de Santo Antonio
  31/05/2016 - Eventos - Festa de São João.
  03/04/2016 - Eventos - 22ª Festa da Banana - Antunes
  16/03/2016 - Geral - Semana Santa 2016 - Paróquia Piranguçu
  14/02/2016 - Geral - Campanha da Fraternidade 2016
  14/08/2015 - Eventos - 32ª Exposição Agropecuária de Piranguçu
  07/07/2015 - Eventos - Arraiá da AAPP
  25/05/2015 - Geral - Novena e Festa de Santo Antonio
  20/04/2015 - Versos e Prosas - Pátrio Alferes
  08/04/2015 - Geral - 21ª Festa da Banana - Antunes
  30/03/2015 - Geral - Semana Santa 2015 - Piranguçu
  22/02/2015 - Geral - Piranguçu 52 Anos

»Veja +