2º Salão Mineiro do Turismo, em BH dias 3 e 4 de abril.
  Publicado em 17/3/2009 07:48, com 419 acessos.


A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais realiza no Minascentro, em Belo Horizonte, nos dias 3 e 4 de abril de 2009, o 2º do Salão Mineiro do Turismo voltado para gestores públicos, sendo portanto de extrema importância a presença dos prefeitos, secretários municipais de turismo, demais autoridades municipais, e claro, todos os membros das Associações dos Circuitos Turísticos.

O objetivo do evento é divulgar destinos mineiros para os 40 operadores esperados no Salão, além dos dez mil visitantes.

A estrutura da feira terá os seguintes espaços:

- O Espaço dos Destinos Turísticos, para promoção e divulgação do turismo mineiro e reservado especialmente para as Associações dos Circuitos de Minas Gerais;

- O Espaço das Manifestações Culturais, com apresentação da cultura mineira, atrações musicais e espetáculos de dança e folclore;

- O Espaço de Comercialização, reservado para operadores, agências e receptivos mineiros; Armazém Minas Gerais, com degustação da gastronomia mineira e peças artesanais;

- O Espaço do Conhecimento, dedicado a debates e trocas de experiências entre o Governo e o mercado;

- Clínica Tecnológica, com consultorias técnicas e tecnológicas para empresários;

- Linhas de Financiamento, uma apresentação de financiamento, taxas de juros e condições para empreendedores que queiram fazer investimentos.

Durante a apresentação do Salão, que aconteceu no dia 04 de março, a secretaria de Turismo de Minas, Érica Drumond, anunciou também o repasse de R$ 650 mil para serem aplicados na Federação dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais (Fecitur).

O Salão de Turismo de Minas acontece no dia 03 de abril, das 12h às 20h, e no dia 04, das 10h às 18h.

As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 16/03/2009 através do site da SETUR: www.turismo.mg.gov.br, e não há limite para as inscrições.


Me encontro à disposição para maiores esclarecimentos.

Gláucia Oliveira Borba

Diretoria de Desenvolvimento e Regionalização do Turismo
Superintendência de Fomento e Desenvolvimento do Turismo
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
Telefone: (31) 3270-8538


NOSSA REPRESENTAÇÂO NESTE EVENTO


- Estiveram presentes ao 2º Salão Mineiro de Turismo dentre muitos representantes de nossa região, A Diretora do Departamento de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo de Piranguçu a Prof. Marília Luzia de Paiva e Silva, a Secretária da Adectur-Caminhos do Sul de Minas, a Prof. Neusa Maria da Silva Oliveira e o Chefe de Divisão da Cultura, Lazer, Esporte e turismo de Piranguçu, Sr. Jodenis Sousa. Dentre as autoridades destacamos: O Governador, Aécio Neves; Vice-governador, Antônio Augusto Junho Anastasia; Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Frederico Silva das Costa; Secretária de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond e Vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcellos.

Em seu pronunciamento a Secretária de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, lembrou que Minas Gerais é um estado mediterrâneo, com 853 municípios, com PIB maior do que o Chile. Um Estado com uma grandeza territorial enorme. Para alcançar todas as regiões do Estado, as ações, programas e projetos precisam ser executados na ponta. De acordo com a secretária, Minas Gerais tem organizada e em plena atividade uma Federação, a FECITUR, que agrega 42 Associações dos Circuitos Turísticos, envolvendo todas as regiões mineiras e a capital Belo Horizonte. “Estas Associações são os braços de nossa política pública. Trabalhamos para que cada região se desenvolva e apóie a comercialização de maneira integrada. Para que continuem a execução de nossa política pública na ponta, de maneira eficaz”, ressalta Drumond.

Outra forma de descentralização de gestão, lembra a secretária, é a criação do Conselho Estadual de Turismo, que terá papel fundamental na formulação e discussão das políticas públicas na atividade, enriquecendo conteúdos e garantindo a representatividade do setor público e da iniciativa privada na articulação da política estadual do turismo.

Resultados
A secretária apresentou para os representantes do turismo de Minas os resultados da política estadual de turismo, entre 2007 e início de 2009. “Fortalecemos os receptivos locais, capacitando-os e aproximando-os do cliente final. Incentivamos a formatação de roteiros integrados, segmentando nossos principais produtos e identificando seus nichos de mercado”, afirma. Nestes dois anos e três meses de gestão já foram capacitados sessenta receptivos do turismo mineiro e criados e ofertados para o mercado 71 roteiros turísticos.
Érica Drumond lembrou ainda a instalação de 360 placas de sinalização turística rodoviária e a capacitação de 120 policiais civis, militares e do Corpo de Bombeiro. De acordo com ela, Minas Gerais possui quatro destinos considerados como indutores do turismo nacional (Belo Horizonte, Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina). “Em 2009, vamos ampliar para 15 nossos destinos indutores. Queremos também em Minas 10 destinos, que serão referência para recepção do turista brasileiro”, ressaltou.

Promoção e incentivo à comercialização.
Também em seu pronunciamento, a secretária lembrou investimentos na ordem de R$ 7,5 milhões em ações de promoção e incentivo à comercialização do produto turístico mineiro. “Participamos 150 feiras e eventos do turismo nacional e internacional. Realizamos ações promocionais nos principais mercados, fomentando a inserção de nossos destinos nos tarifários das maiores operadoras do turismo”, diz.

A secretária ressaltou ainda a visita de 60 jornalistas e 96 operadores do turismo a Minas Gerais, em Famtours e Presstrips – viagens de familiarização e reconhecimento de atrativos. “Estas atividades são prioritárias e de resultado imediato para divulgação, promoção e incentivo à comercialização do produto turístico Minas Gerais.

Decola Minas
Érica Drumond afirmou que dentro do Programa Decola Minas, estão em pleno funcionamento e com ótimos índices de ocupação os três vôos diretos internacionais implantados em 2008: BH/Lisboa, pela TAP - BH/Panamá, pela COPA e BH/ Miami pela Amercian Airlines. “O Aeroporto Internacional Tancredo Neves opera mais de cinqüenta vôos internacionais por semana. Tivemos em 2008, um número seis vezes maior de desembarques internacionais, comparado com 2007”, comemora a secretária. No ano passado, 88 mil turistas desembarcaram no Aeroporto.

Turismo de Negócios e Casa de Minas
No fim de 2008, ressaltou a secretaria, o Governo de Minas assinou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento convênio de 5,6 milhões de dólares para incremento da atividade do turismo de negócios em Belo Horizonte. “Para o sucesso deste projeto, estamos utilizando as melhores práticas do Instituto Euvaldo Lodi. Nosso setor está motivado e interligado em uma grande rede de prestação de serviços”. A meta da Setur é atrair grandes eventos para a Capital Belo Horizonte e para os principais pólos mineiros Uberlândia, Juiz de Fora, Araxá e Ouro Preto.

A secretária também disse que em novembro do ano passado, dentro do encontro Minas em Piemonte, a Casa de Minas teve a sua primeira itinerância internacional. “Levamos ao público italiano uma síntese de nossos principais atrativos turísticos e culturais, por meio da Exposição Viver Minas”, diz Drumond, anunciando ainda para este ano a inauguração da Casa de Minas em São Paulo.

Primeiro destino turístico brasileiro
Ao finalizar, a secretária enfatizou que o turismo de Minas Gerais tem planejamento, recursos, projetos e programas e que, acima de tudo, é considerado como política pública estratégica pelo Governo de Minas. De acordo com ela, Minas Gerais é um destino turístico grandioso, cheio de vida, de cultura, de riquezas. “Minas Gerais poderá se tornar o primeiro destino turístico deste país, pois é a melhor opção para compor com todos os destinos de sol e mar, ofertados exterior”, argumenta a secretária.

Salão Mineiro
A expectativa da secretária Érica Drumond no Salão Mineiro de Turismo é que o evento seja oportunidade para que as Associações de Circuitos Turísticos possam divulgar suas riquezas e para que profissionais e empresários possam ampliar conhecimento, trocar experiências e gerar novos negócios. “Queremos que o belo-horizontino possa sair daqui com sua próxima viagem programada por Minas Gerais”, conclui a secretária.
O Salão Mineiro de Turismo é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), em parceria com o Ministério do Turismo. O objetivo é mostrar produtos turísticos de todas as regiões de Minas e fazer um convite para que o mineiro conheça os atrativos turísticos do Estado. No encontro há espaço de discussão e palestras, voltado para gestores públicos e empreendedores do turismo, além de trabalhos que mostram avanços, modelos de gestão e novidades do setor.


-Projeto Serras Mineiras:
A cidade de Piranguçu foi escolhida pela Secretária de Turismo de Minas Gerais para integrar à um projeto denominado SERRAS MINEIRAS, juntamente com Brasópolis, Cristina e Maria da Fé. Este projeto é uma semente neste momento, assim como o projeto SERRAS GAÚCHAS do Rio Grande do Sul foi um dia. Hoje, Serras Gaúchas se tornou um polo turístico mundial. Os fazendeiros abriram suas fazendas ao turismo, empresários investiram em pousadas, hotéis, Agências de turismo, restaurantes, lojas etc... O governo ajudou, mais a iniciativa foi da parceria dos três setores: Sociedade, Empresários e Poder Público. Nós estamos muito afim de encarar este desafio e convidamos os demais setores que se juntem a nós para que este sonho se torne realidade antes do tempo previsto. PIRANGUÇU TEM POTENCIAL!!





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