Informações do DNIT sobre o fechamento da BR-459.
  Publicado em 7/4/2009 08:07, com 6680 acessos.


Em resposta ao email que o Sr. José Francisco de Siqueira enviou ao DNIT em 19 de março de 2009, cobrando rapidez no restabelecimento da BR-459 devido afundamento da pista ocorrido em fevereiro passado, bem como a construção de uma variante para possibilitar a passagem de pelo menos veículos de pequeno porte, o DNIT retornou email com as seguintes informações:

a) Segundo esclarecimentos prestados pela nossa Superintendência Regional no Estado de Sâo Paulo, informamos que não é possível atender a solicitação de Vossa Senhoria, pois o desvio solicitado seria de difícil execução além de demorado devido a configuração geográfica do trecho interditado, portanto não há viabilidade para execução de um novo desvio.

b) Em decorrência das intensas chuvas ocorridas neste verão, o acidente geológico no aterro do Km 8+950m da rodovia BR-459/SP encontra-se em movimentação desde o início de fevereiro de 2009. Em consequência disso, o DNIT interditou ao tráfego a parte remanescente da pista por ocorrência de novos deslizamentos, o que culminou com a ruptura total da plataforma da pista de rolamento, acrescida de movimentações do talude de corte localizado no outro lado da rodovia.

n) O DNIT vem desenvolvendo todo esforço necessário para solucionar este gravíssimo problema, que extrapolou as providências anteriormente adotadas para execução das obras emergenciais de recuperação do deslizamento inicial do aterro do Km 8+950m, exigindo a construção de uma cortina atirantada de cerca de 150m de extensão, além de outros serviços.

d) No momento, encontra-se em fase inicial a obra emergencial para execução da cortina atirantada e os demais serviços de drenagem e pavimentação, com prazo de execução de 180 dias.

e) Outros pontos críticos da citada rodovia já estão sendo estudados pelos engenheiros do Dnit para que sem demora sejam iniciados os processos licitatórios competentes para o início das obras de manutenção e conservação da BR-459/SP. Além disso, há um Projeto de Restauração (CREMA) previsto para o segundo semestre desse ano, ao longo do trecho paulista da rodovia.

Como rota alternativa para chegar a Itajubá/MG sugerimos dois itinerários:

1. Por Campos de Jordão (135km) – Pegar a saída para SP-132 (Rodovia Dr. Caio Gomes Figueiredo) na rodovia Presidente Dutra, sentido Pindamonhangaba até o entroncamento com a SP-123. Seguir pela SP-123 até o entroncamento com a SP-046 na direção da cidade de Santo Antonio do Pinhal, e depois continuar até o entrocamento com a SP-050 e SP-042; daí, seguir na direção da cidade de Sapucaí-Mirim e São Bento do Sapucaí até a divisa SP/MG. Já no Estado de Minas Gerais, continuar pela MG-173 até o entrocamento com a MG-295 na cidade de Paraisópolis. Seguir em direção a cidade de Piranguinho até o entrocamento com a BR-459/MG até Itajubá/MG.
Clique aqui para visualizar o mapa do itinerário por Campos do Jordão.

2. Por Cruzeiro/SP (197km) – Pegar a saída da SP-052 na rodovia Presidente Dutra, sentido Cruzeiro, até a divisa SP/MG. Já no Estado de minas Gerais, continuar pela rodovia MG-158, passando pela cidade de Passa-Quatro até a BR-354/MG no sentido de São Sebastião do Rio Verde e Pouso Alto/MG. Em seguida, pegar a BR-460/MG até São Lourenço. Seguir pela MG-347 até o entroncamento com a BR-459/MG até Itajubá/MG.
Clique aqui para visualizar o mapa do itinerário por Cruzeiro.

O DER/SP nos informou que as estradas estaduais SP-042, SP-046, SP-050, SP-123 e SP-132 estão liberadas e adequadas para tráfego de carros e caminhões leves; já a rodovia SP-052 apresenta restrição de peso para veículos acima de 33 toneladas.

Segundo o DER e o DNIT, as Rodovias federais e estaduais no Estado de Minas Gerais estão liberadas e adequadas para tráfego de carros e caminhões leves.

Para maiores informações sobre as condições das rodovias apontadas nas rotas alternativas, favor ligar para:
• DER/SP (11) 3311-1400;
• DER/MG (31) 3235-1000;
• DNIT–Superintendência Regional de Minas Gerais (31) 3057-1503/ 3057-1501.

Atenciosamente,

Serviço de Engenharia - SR/SP-DNIT

Mais informações podem ser obtidas no site da
Prefeitura Municipal de Itajubá

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Notícia publicada no Jornal O SUL DE MINAS em 9 de maio de 2009:

Dnit alerta para má condição de desvios na BR-459

O engenheiro do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) de Taubaté (SP), Nilson Franco Martins, responsável pela fiscalização do trecho da BR-459; Itajubá-Piquete; disse que chuva atrapalhou a obra em determinados períodos, mas garantiu que se, não houver maiores imprevistos, a estrada será liberada em agosto.

Segundo ele, a chuva deu uma trégua e a equipe de funcionários está “a todo vapor”, trabalhando também no período noturno para cumprir o prazo das obras.

Martins alertou para a má condição de cinco desvios de estrada de terra, causada pelo tráfego de veículos pesados que vem do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, para Itajubá.

De acordo com ele, os desvios são precários e vem causando o barramento de veículos médios e pequenos nas estradas. As prefeituras das cidades por onde passam os desvios, entre elas Delfim Moreira (MG) e Piquete (SP), buscam soluções e alternativas para melhorar as condições estruturais dos desvios com o objetivo de evitar acidentes.

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Depois de seis meses, a BR-459, que liga Lorena ao Sul de Minas, foi liberada no dia 14/08/2009 pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). A rodovia estava interditada desde fevereiro, quando as fortes chuvas que atingiram a região fizeram com que a pista cedesse, criando uma cratera de aproximadamente 50 metros, impedindo a passagem de veículos.

A Empresa Sobrenco, encarregada da obra entregou o trecho recuperado dentro do prazo determinado, início desde mês. A obra de reparo teve o custo de R$ 9,5 milhões.




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