Piranguçuenses participam da 80ª Semana do Fazendeiro.
  Publicado em 22/7/2009 07:46, com 584 acessos.


No período de 12 a 17 de julho de 2009 realizou-se na Universidade Federal de Viçosa a 80ª SEMANA DO FAZENDEIRO, que neste ano recebeu cerca de 50 mil pessoas durante todo o evento incluindo produtores rurais e familiares vindos de várias localidades de Minas Gerais e de outros estados, membros da comunidade acadêmica, pessoas da cidade e de municípios da região. Deste total, 876 participaram de cursos e oficinas e 331 jovens participaram da I Semana da Juventude Rural.

Foram 144 cursos na área agropecuária, de artesanato e de bem-estar social, ministrados por 229 palestrantes e 118 monitores da Universidade Federal de Viçosa e de instituições parceiras como a Emater-MG, IEF, Epamig, Sebrae, dentre outras.

Pela avaliação feita pela UFV à maioria dos participantes tem faixa etária de 21 a 40 anos e são do sexo masculino. A maior parte dos participantes tem propriedades com área entre 11 e 100 hectares, e a atividade principal está associada a gado de leite e de corte e caracterizam-se por utilizarem principalmente mão-de-obra familiar.

A Universidade Federal de Viçosa é uma das primeiras Universidades Brasileiras, com tradição há mais de 80 anos em difundir o ensino superior no Brasil, desde quando foi fundada em 1922 pelo então governador de Minas Gerais e posterior Presidente da Republica Artur da Silva Bernardes.

Com o objetivo de aprender novas técnicas, idéias e conhecimentos que possam ser implementados em nosso município, não só no dia a dia, mas principalmente em participação comunitária, como por exemplo, na transferência do aprendizado aos membros da Associação Piranguçuense de Artesanato – APA e da Associação Agro-Pecuária de Piranguçu – AAPP, participaram deste evento os seguintes representantes de nosso município: Ana Benedicta de Siqueira, Francisco Xavier de Siqueira, Maria Aparecida de Siqueira e Vera Lúcia da Silva Ferreira, que inscreveram nos seguintes cursos:

1- ELABORAÇÃO DE BONECAS COM PALHA DE MILHO.
Este curso teve a participação de Ana Benedicta de Siqueira e Vera Lucia da Silva Ferreira.
O curso consistiu em estudo e preparação da matéria prima, a palha de milho. Definição dos trabalhos, elaboração e acabamento das bonecas em vários modelos. Com esse curso as treinandas pretendem trazer e difundir essa técnica em Piranguçu e assim incentivar os associados da APA na confecção desse artesanato.
Quem desejar mais detalhes sobre as técnicas de confecção dos referidos artesanatos pode-se informar na APA onde estão expostos os trabalhos realizados no curso.

2- ELABORAÇÃO DE BIJUTERIAS EM MACRAMÊ.
Este curso teve a participação de Maria Aparecida Siqueira que aprendeu as técnicas de elaborar colares e várias peças de adornos com bijuterias. Também o objetivo é expor e difundir essa técnica junto aos associados da APA.

3- Cursos na área Agro-Pecuária:
• MANEJO DE GADO DE CORTE
• DOENÇAS E PRAGAS DO CAFEZAL
• ADMINISTRAÇÃO DE AGRONEGÓCIO
• EMPREENDORISMO NA AGROPECUÁRIA
• RENOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PASTAGENS
• FABRICAÇÃO DE CACHAÇA E DE ALCOOL COMBUSTIVEL
Participou destes cursos Francisco Xavier de Siqueira com o objetivo de possibilitar aplicação prática em sua propriedade, e também de divulgar essas técnicas aos associados da AAPP através de palestras.

COMO FUNCIONA A SEMANA DO FAZENDEIRO.
A UFV, com dois meses de antecedência envia, via correio, a programação do evento aos participantes dos anos anteriores e também divulga através da imprensa, dos meios de comunicação e do site www.semanadofazendeiro.ufv.br onde fornece toda a programação sobre o evento, tais como:
• Data de realização
• Como inscrever-se no evento
• Relação dos cursos, duração, assunto etc.
• Como acomodar-se na cidade ou nos alojamentos da UFV.
• Alimentação, deslocamento etc.

ACOMODAÇÃO.
Os participante ficam acomodados na escola, nos alojamentos dos alunos que estão em férias. A alimentação (café da manhã, almoço e jantar) são fornecidos nos refeitórios da escola a um preço muito acessível, ou seja, ao mesmo preço de estudante da UFV.

COMO SÃO OS CURSOS.
Os cursos compreendem parte teórica e prática e são voltados para as atividades do dia a dia de uma propriedade rural como:
  • Trabalho com a atividade leiteira e de gado de corte e também com outros animais de interesse econômico como ovino, equino, caprino, galinha caipira, coelho etc..
  • Manejo de pastagens, formação, conservação do solo e recuperação de áreas degradadas.
  • Trabalho na terra como melhoria e conservação do solo, do meio ambiente, da água e das matas nativas.
  • Cursos sobre plantações agrícolas, manejo, controle de pragas e doenças, colheita e comercialização.
  • Vários cursos sobre reflorestamento e utilização da madeira.
  • Vários cursos de artesanato, de cidadania, de lazer e etc.
  • Cursos para valorizar o conhecimento popular, como fabricação de doces, queijos, perfumes, sabões etc.
  • Cursos sobre cooperativas, associações rurais e cidadania.
  • Cursos destinados a estimular a participação de docentes e discentes na organização e na facilitação das atividades oferecidas durante a Semana do Fazendeiro.
  • Palestras técnicas sobre muitos assuntos voltados a atividade agrícola, pecuária, economia rural, e etc.
  • Clinicas tecnológica, troca de saberes, exposições de maquinas agrícolas e de implementos agrícolas, insumos, prestadores de serviços, artesanatos e diversas atividades culturais.
  • Fornecimento de apostilas, folhetos, informações técnicas etc., sobre todos os cursos e atividades realizadas durante a semana.
CONCLUSÃO.
Esta é a SEMANA DO FAZENDEIRO DA UFV que completou 80 anos de atividades interruptas e ela é tão objetiva, proveitosa, motivante e fascinante que quem vai lá uma vez volta sempre, devido não só aos conhecimentos que lá recebe, mas também pelas amizades que são feitas com pessoas de todas as partes do Brasil e também de outros paises.

Encontramos lá pessoas que vêm há 10, 20, 30, ... 60 anos ou até mais, sem nunca faltar um ano sequer. Pessoas que, como pequenos proprietários rurais, todo ano vão lá em busca de ensinamento, amizade e motivação para enfrentar a árdua tarefa de ser agricultor ou pequeno produtor rural, relatando suas experiências, seus sucessos, dificuldades, aliado aos baixos valores pagos aos produtos agrícolas, ao litro do leite ou da falta de assistência e de apoio.

Dizem que também traziam seus filhos ao encontro, e se sentem felizes e realizados ao contar que alguns de seus descendentes formaram naquela escola, e que hoje são profissionais competentes ou doutores, fizeram mestrados, doutorados e estão trabalhando no Brasil ou até mesmo no exterior como professores, pesquisadores, agrônomos, médicos veterinários, engenheiros agrícolas, engenheiros de alimentos ou nutricionistas etc.

RECOMENDAÇÃO.
Participar da SEMANA DO FAZENDEIRO em Viçosa de fato é bastante gratificante, não só pelo que acima foi relatado, mas principalmente em saber que precisamos ir atrás de novos ensinamentos e conhecimentos para aprender, divulgar e implantar ao menos um pouco dessas técnicas e experiências ao retornarmos para nossas cidades de origem, para que assim outros possam usufruir dos conhecimentos adquiridos.

Este foi o objetivo dos idealizadores da SEMANA DO FAZENDEIRO EM VIÇOSA.

As fotos do evento podem ser visualizadas no Album 80ª Semana do Fazendeiro

Mais informações: www.semanadofazendeiro.ufv.br/site/index.php

Outras fotos no blog picasaweb.google.com/semanadofazendeiro

Texto enviado pelos Participantes do Evento.




Notícia : Eventos

  14/02/2018 - Geral - Campanha da Fraternidade 2018
  10/08/2017 - Eventos - 33ª Expo Piranguçu
  01/06/2017 - Geral - Festa Santo Antonio
  05/04/2017 - Geral - Semana Santa 2017 - Paróquia Piranguçu
  29/03/2017 - Geral - Visita da Imagem Peregrina
  22/02/2017 - Geral - Piranguçu - 54 anos
  22/02/2017 - Geral - Campanha da Fraternidade 2017
  09/06/2016 - Eventos - Festa do Divino Pai Eterno
  31/05/2016 - Eventos - Festa de Santo Antonio
  31/05/2016 - Eventos - Festa de São João.
  03/04/2016 - Eventos - 22ª Festa da Banana - Antunes
  16/03/2016 - Geral - Semana Santa 2016 - Paróquia Piranguçu
  14/02/2016 - Geral - Campanha da Fraternidade 2016
  14/08/2015 - Eventos - 32ª Exposição Agropecuária de Piranguçu
  07/07/2015 - Eventos - Arraiá da AAPP
  25/05/2015 - Geral - Novena e Festa de Santo Antonio
  20/04/2015 - Versos e Prosas - Pátrio Alferes
  08/04/2015 - Geral - 21ª Festa da Banana - Antunes
  30/03/2015 - Geral - Semana Santa 2015 - Piranguçu
  22/02/2015 - Geral - Piranguçu 52 Anos

»Veja +