Inventário de Oferta Turística inicia por Piranguçu.
  Publicado em 8/11/2010 16:13, com 624 acessos.


O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, como organização vinculada à Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira (ADITM), está participando e iniciou o processo de inventariação requisitado pelo Ministério do Turismo como mais uma das ações do Programa Brasil Próximo, como é denominado o Termo de Cooperação Técnica Brasil - Itália assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as regiões italianas de Marche, Úmbria, Emília Romagna e Toscana.

Cinco cidades do CT Caminhos do Sul de Minas aderiram ao projeto do Território Mantiqueira. Já estão sendo inventariados os municípios de Cristina e Piranguçu, que serão seguidos pela inventariação de Piranguinho, Itajubá e Maria da Fé, em ordem cronológica. Os municípios terão um levantamento, identificação e registro de seus atrativos, dos serviços, dos equipamentos turísticos (Hospedagem, Gastronomia, Agenciamento, Transporte, Eventos, Lazer e Entretenimento, outros serviços) e da infraestrutura de apoio ao segmento, considerados produtos prontos para receber e atender aos turistas. A inventariação foi iniciada na última semana de outubro de 2010 e tem previsão de término para maio de 2011. (Foto: Pesquisador da UNIEMP visitando o restaurante O Delicado, no município de Piranguçu - MG)

A inventariação das cidades que compõem o Território Mantiqueira foi viabilizada através de Convênio entre o Ministério do Turismo e a ADITM, para repasse de recursos financeiros do MTur destinados à realização dos Inventários Turísticos, assinado em 30 de abril deste ano, em evento realizado no Espaço Minas Gerais, em São Paulo - SP. O convênio conta com recurso do Orçamento Geral da União (O.G.U.), da dotação do orçamento do Ministério do Turismo, exatamente para a elaboração do Inventário Turístico que resultará num importante conjunto de informações e dados sobre as características turísticas do Território da Mantiqueira. Há ainda importante contrapartida dos municípios envolvidos para a viabilização da ação.

Sobre a importância da realização do Inventário Turístico para o desenvolvimento do setor no Território Mantiqueira, Maria Cristina Sampaio Lopes, Assessora Internacional da Secretaria Geral da Presidência da República e Secretária Executiva do Programa Brasil Próximo, afirmou, em entrevista concedida na data de assinatura do Convênio, que: "É uma grande conquista para a região, que terá no Inventário Turístico um instrumento capaz de medir a qualidade dos equipamentos turísticos que estão sendo oferecidos, pois é isso que chama o turista e que vai ampliar a economia dos municípios envolvidos".

Nesta inventariação, o Instituto UNIEMP é responsável pela pesquisa, com preenchimento de formulários contendo:
  • Dados Gerais do Município;
  • Serviços e Equipamentos Turísticos de: Hospedagem, Gastronomia, Agenciamento, Transporte, Eventos, Lazer e Entretenimento, outros serviços; e
  • Atrativos Turísticos: Naturais, Culturais, Atividades Econômicas, Realizações Técnicas, Científicas ou Artísticas, Eventos Permanentes.
O UNIEMP também é responsável pelo lançamento desses dados no Sistema de Inventariação Turística do Ministério do Turismo, o INVTUR.

A Objetiva Comunicação Estratégica realiza o registro fotográfico dos produtos turísticos inventariados e também o Banco de Imagens. Ao todo são três equipes, compostas cada uma por um pesquisador e um fotógrafo. Todos os equipamentos serão visitados pelo pesquisador e fotógrafo, garantindo a legitimidade do Inventário.

Na inventariação do Território Mantiqueira é utilizada a tecnologia de geoprocessamento, processamento informatizado de dados georreferenciados, que utiliza o aparelho conhecido como GPS e programas de computador específicos que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e outras a que possa se associar suas coordenadas, permitindo ao internauta uma noção mais próxima possível do que encontrará quando visitar algum município da região. Também estão sendo utilizados os novos formulários de Inventário de Oferta Turística, adotados pelo Ministério do Turismo.

Além das cidades do CT Caminhos do Sul de Minas, também serão inventariados os municípios mineiros: Sapucaí Mirim (Serras Verdes do Sul de Minas), Carmo de Minas, São Lourenço e Caxambu (CT das Águas); e municípios paulistas: Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí (Circuito Turístico Mantiqueira).


Nota: A Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira - ADITM é uma organização sem fins lucrativos, responsável pela implantação e gestão do Observatório do Turismo no Território Mantiqueira, e pela representação do conjunto dos municípios e respectivos circuitos turísticos que a integram junto ao Programa Brasil Próximo.

Informações:
Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas - (35) 3622.4421
www.caminhosdosuldeminas.com.br




Conteúdo : Turismo

  14/02/2018 - Geral - Campanha da Fraternidade 2018
  10/08/2017 - Eventos - 33ª Expo Piranguçu
  01/06/2017 - Geral - Festa Santo Antonio
  05/04/2017 - Geral - Semana Santa 2017 - Paróquia Piranguçu
  29/03/2017 - Geral - Visita da Imagem Peregrina
  22/02/2017 - Geral - Piranguçu - 54 anos
  22/02/2017 - Geral - Campanha da Fraternidade 2017
  09/06/2016 - Eventos - Festa do Divino Pai Eterno
  31/05/2016 - Eventos - Festa de Santo Antonio
  31/05/2016 - Eventos - Festa de São João.
  03/04/2016 - Eventos - 22ª Festa da Banana - Antunes
  16/03/2016 - Geral - Semana Santa 2016 - Paróquia Piranguçu
  14/02/2016 - Geral - Campanha da Fraternidade 2016
  14/08/2015 - Eventos - 32ª Exposição Agropecuária de Piranguçu
  07/07/2015 - Eventos - Arraiá da AAPP
  25/05/2015 - Geral - Novena e Festa de Santo Antonio
  20/04/2015 - Versos e Prosas - Pátrio Alferes
  08/04/2015 - Geral - 21ª Festa da Banana - Antunes
  30/03/2015 - Geral - Semana Santa 2015 - Piranguçu
  22/02/2015 - Geral - Piranguçu 52 Anos

»Veja +