Cavalgada em Homenagem ao Sr. José Silva.
  Publicado em 16/12/2010 19:22, com 41 acessos.


Das muitas boas conversas que tivemos, em algum momento o Fabiano comentou que gostaria de realizar uma cavalgada em homenagem ao “Vô Zé Silva”. Isso faz quase dois anos. Marcamos umas três datas, sempre com dois a três meses de antecedência para que nada saísse errado. Ironicamente, nenhuma daquelas datas deu certo.

No último domingo de novembro, cavalgando com alguns amigos, saímos do Bairro Anhumas-Itajubá, e fomos “molhar a palavra” e almoçar no Bar do Dinho, na Usina São Bernardo-Piranguçu. Fizemos uma parada no Bar do Pião, em frente a casa do Sr. José Silva, com quem conversamos e contamos o nosso destino, no que ele sugeriu: “precisa organizar uma cavalgada para o Bairro do Centro...” Fiquei pensando naquela conversa!
No outro dia liguei para o Fabiano e decidimos realizar a sonhada cavalgada, no dia 11 de dezembro; portanto, tínhamos menos de quinze dias para orgazinar, mas desta vez os astros estavam alinhados a nosso favor e tudo deu certo. Apesar de não conseguirmos convidar todos os amigos, ainda reunimos 52 pessoas, das quais 34 foram a cavalo.

O Sr. Zico, grande amigo do homenageado, juntamente com os netos, vieram de Natércia só para participarem da Cavalgada, que saiu pontualmente as 15h da Praça do Cardoso, rumo ao Bairro do Centro. Próximo à Barragem fomos recebidos pelos companheiros que vieram de lá para encontrar conosco, capitaneados pelo Toninho Conrado.

Todos os amigos ajudaram: o Roberto Romalar cedeu sua casa para nosso pernoite, além de pasto para os animais; o Lazinho, a Dete e seus filhos Bruno e Carolini hospitaleiros como sempre, ajudaram nossa equipe de apôio: Mércia, Zé Faria e João Careca a prepararem e servir um saboroso jantar.

Antes do jantar, prestamos nossas homenagens ao Sr. José Silva; pois, além de grande benfeitor da cidade, ex-vereador, ex-prefeito, um dos fundadores e ex-presidente por vários anos da Associação Agropecuária de Piranguçu, é um grande amigo e o mais idoso companheiro de cavalgadas, com invejável vigor físico e habilidade para montar, que mesmo sem saber que seria homenageado, era o mais elegante do grupo, montado em sua mula ruana, chapéu ramenzoni 3x, camisa xadrez, calça de tecido fino e belas botas.

Iniciando a homenagem li um texto entitulado “Família em primeiro plano”, de Karin Fromm, que terminou com a seguinte frase: “claro que família se herda, mas também se escolhe. Sua família pode ser todos aqueles que você ama: parentes, amigos, vizinhos e parceiros de trabalho.” - Por isso que, ao invés de denominar “Cavalgada dos Amigos” decidimos chamar de “Cavalgada da Família”. Em seguida, seu neto Fabiano o presenteou com um chapéu ramenzoni 3x, ofertado por seus filhos e netos, e seu bisneto Marcinho entregou-lhe uma placa ofertada pelos convidados, com os seguintes dizeres:

JOSÉ SILVA
Homem encantado por cavalos e encantador de amigos.
Obrigado pela sua amizade!
Homenagem de sua família.
Cavalgada 2010


Encerrando, as irmãs Cynthia e Giovanna, respectivamente, de 12 e 8 anos, prestaram suas homenagens entoando, na flauta, as músicas: “Caçador de Mim”, de Milton Nascimento e “Samba do Avião” de Tom Jobim.

José Silva com sábias palavras, agradeceu ressaltando o quanto uma família unida e as amizades sinceras são importantes para vencermos os obstáculos da vida e elogiou a presença das crianças na cavalgada, dizendo que “se tomarem gosto, ficarão cada vez mais distante de coisas erradas”. Toninho Conrado, irmão caçula do homenageado, arrancou lágrimas de emoção ao relembrar passagens de suas vidas, e por fim o amigo Nem resumiu sua satisfação dizendo que “isso (a cavalgada da família) precisa repetir por mil anos”.

Depois do jantar continuamos conversando alegremente ao lado da agradável companhia do Sr. José Silva, mas logo a maioria foi dormir, enquanto a Sandra, grávida de sete meses, com seu instinto materno só foi repousar depois de preparar “leite com tody” para o Caio, seu filho, e para as outras crianças cujas mães não puderam ir, repetindo o mesmo na manhã seguinte.

Um pequeno grupo ficou contando histórias e estórias no quiosque ao lado da casa até altas horas, mas dormiram. Porém, o Marcinho Rennó, passou a noite inteira falando, por culpa nossa, que esquecemos de “tirar as pilhas do radião”.

Na manhã seguinte, tomamos café, selamos os animais, agradecemos a Deus por ter abençoado nosso passeio e aos anfitriões pela recepção, e retornamos, cansados, mas felizes pelas agradáveis companhias de fraternais amigos.

PARTICIPANTES:

PIRANGUÇU: Caio Mendonça, Chico Raio, Claudio, Fabiano, Gu, Gustinho, Janete, João Roberto, Jonas, José Silva, Lazinho, Marcela, Marcio Corrêa, Marcio Corrêa Jr., Marcinho Rennó, Mércia, Nem, Robson, Sandra, Stefânia, Tavinho Bindito, Tião Bindito, Toninho Conrado, Vinícius e Zé Orlando.

ITAJUBÁ: Caio Pereira, Clotilde, Cynthia, Daniel, Fernandinho, Flavinho, Giovanna, Guilherme, Isaias, João Careca, Nico, Paula e Zé Faria.

NATÉRCIA: Denis, João Leopoldo, Luiz Fernando, Sr. Zico, Zé Rolf.

CAMPOS DO JORDÃO: Bruno, Carolini, Dete, Enagel, Felizmar, Guilherme, Zé Laércio.

POUSO ALEGRE: Carlinho e Júlio.


Texto enviado por Francisco Osvaldo Corrêa




Conteúdo : Turismo

  15/07/2011 - Turismo - 6º Salão Nacional do Turismo
  16/12/2010 - Turismo - Cavalgada em Homenagem ao Sr. José Silva.
  08/11/2010 - Turismo - Inventário de Oferta Turística inicia por Piranguçu.
  04/10/2010 - Turismo - Workshops de Direcionamento Turístico 2011-2014.
  03/08/2010 - Turismo - 7ª Cavalgada Ecológica de Piranguçu.
  17/09/2009 - Turismo - Oficina de Trabalho - Território Mantiqueira
  23/06/2009 - Turismo - Encontro de Circuitos Turísticos da Macrorregião Sul.
  15/06/2009 - Turismo - VI Cavalgada Ecológica de Piranguçu.
  17/03/2009 - Turismo - 2º Salão Mineiro do Turismo, em BH dias 3 e 4 de abril.
  12/03/2009 - Turismo - 4º MINAS TUR acontece em BH dia 12 de março.
  30/01/2009 - Turismo - 1ª Cavalgada da lua cheia de 2009.
  29/12/2008 - Turismo - O que é Turismo Equestre?
  08/12/2008 - Turismo - Saúde, lazer e amizade.
  24/11/2008 - Turismo - Cavalo: há séculos contribuindo para a saúde humana.
  12/11/2008 - Turismo - Encontro das Redes Empresariais de Turismo, dia 19/11.
  10/11/2008 - Turismo - ADECTUR convida para encontro com os eleitos, dia 12/11.
  24/09/2008 - Turismo - Conhecendo melhor a ADECTUR.
  18/06/2008 - Turismo - Como foi a V CAVALGADA ECOLÓGICA DE PIRANGUÇU.
  06/06/2008 - Turismo - Salão de Roteiros Turísticos do Brasil.
  06/05/2008 - Turismo - Quinta Cavalgada Ecológica de Piranguçu.

»Veja +