Feira Livre do Produtor Rural de Pirangucu.
  Publicado em 3/3/2006 14:52, com 1283 acessos.


Agricultores familiares de Piranguçu encontraram na criação da Feira Livre do Produtor Rural uma boa alternativa para escoar a produção a preços melhores do que a venda para os atravessadores. A feira foi idealizada pelos produtores rurais, feirantes e artesãos do município, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Seapa.

Extensionista local e um dos idealizadores do projeto, Sebastião Homero, diz que a feira também é uma forma de valorizar a cultura e o trabalho do produtor rural. "Podemos até considerá-la como uma feira de variedades, pois, além de verduras, legumes e frutas, encontram-se também várias peças de artesanato local, como pintura em tecido, crochê e tricô".

A Emater, além de prestar assistência técnica aos produtores, também incentiva a formação de associações e cooperativas, além de orientar na comercialização. "Junto com a Emater, os feirantes vão criar uma comissão, eleita por eles próprios, para acompanhar e deliberar sobre as questões de escoamento de produção e da manutenção da feira", completa Homero.

Ana Paula Antunes Ramos, da equipe local, ressalta que produtores interessados e o público têm sido crescentes. "Começamos com apenas três barracas na primeira semana de janeiro, e agora já estamos com vinte expositores cadastrados. E já contamos um número de trezentos a quatrocentos visitantes" comemora. A feira está funcionando todos os domingos, de 6 horas até o meio-dia, no Parque de Exposições da cidade.

Participação

Todo produtor ou artesão que se interessar em expor seus produtos deve procurar a Emater de Piranguçu para fazer o cadastro solicitando ponto com metragem da barraca. Ele também deve especificar o ramo de atividade, declarar-se ciente das normas e apresentar seus documentos pessoais. O feirante será isento de taxa de inscrição, devendo pagar somente a taxa mensal de limpeza e conservação do local.

O empreendimento tem apoio da câmara municipal, da Associação Agropecuária de Piranguçu - AAPP e da Associação Comunitária Padre Laureano - ACOPEL, além de contar com a fiscalização da prefeitura, responsável por checar as condições de higiene do local.

O extensionista Sebastião Homero lembra que cada feirante recebe instruções adequadas para poder obedecer ao Código de Posturas do Município e as normas da Vigilância Sanitária. A prefeitura também faz o acompanhamento médico dos expositores, outra forma de promover a valorização dos trabalhadores.

Segundo a funcionária da EMATER, Ana Paula, a Feira Livre do Produtor Rural é uma iniciativa entre a Emater-Piranguçu, Prefeitura Municipal e produtores rurais, e a cada domingo população e evento crescem com naturalidade. Este evento acontece todos os domingos no Parque de Exposições, das 6 hs ao meio-dia, com vantagens extras como por exemplo a de oferecer um local coberto e arejado, sanitários e um amplo estacionamento. Um dos objetivos a que se destina a feira livre é a de proteger e principalmente valorizar o produtor do município, o que por enquanto torna sua participação exclusiva aos produtores de Piranguçu.

Atualmente a Feira disponibiliza bancas de verduras, legumes, frutas, artesanato, pamonhas e curau feitos na hora; frangos e leitoas assados em fornalha; roscas, pães, lanchonete com pastéis, coxinhas, empadas, café, refrigerantes, doces; mudas frutiferas, roupas em geral etc.

O evento tem o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, da Associação Agropecuaria de Piranguçu - AAPP e da Associação Comunitária Padre Laureano - ACOPEL. O lugar é um ambiente sadio e amistoso, onde pessoas de todas as idades podem encontrar os amigos, ter uma boa conversa enquanto apreciam os produtos de nossa terra.

A feira foi regulamentada pelo Decreto Municipal Nº 0752/2005 que dispõe sobre a regulamentação e dá outras providencias a respeito.

Fonte: Governo de Minas Gerais e EMATER-Piranguçu




Conteúdo : Agricultura e Pecuária

  20/01/2015 - Agricultura e Pecuária - Reunião AAPP dia 29 janeiro.
  17/05/2014 - Agricultura e Pecuária - Assembleia da AAPP.
  12/09/2010 - Agricultura e Pecuária - 27ª Expo Piranguçu - Avaliação
  01/11/2009 - Agricultura e Pecuária - Dia de Campo sobre Bananicultura
  18/05/2009 - Agricultura e Pecuária - Mike é a grande vencedora da EXPOINGÁ.
  25/04/2009 - Agricultura e Pecuária - Eu estive na 15ª Festa da Banana no bairro Antunes.
  10/04/2009 - Agricultura e Pecuária - Medidas facilitarão acesso de agricultores ao PRONAF
  03/09/2008 - Agricultura e Pecuária - Estudantes de Veterinária participam da 26ª Exposição.
  28/07/2008 - Agricultura e Pecuária - Tarde de Campo da Cultura da Maçã.
  05/03/2008 - Agricultura e Pecuária - A Cultura de Maçã em Piranguçu e Região.
  18/02/2008 - Agricultura e Pecuária - Tarde de Campo sobre Cultura da Maçã. Dia 28/02/2008
  16/09/2007 - Agricultura e Pecuária - Parque de Exposição Getúlio Antunes de Siqueira
  03/09/2007 - Agricultura e Pecuária - Projeto BALDE CHEIO - da Embrapa, em nosso município.
  13/03/2007 - Agricultura e Pecuária - As Maçãs produzidas em Piranguçu
  03/03/2006 - Agricultura e Pecuária - Feira Livre do Produtor Rural de Pirangucu.
  26/09/2005 - Agricultura e Pecuária - Encontro de Bananicultores da região do Alto Sapucaí

»Veja +