Prefeito José Benedito de Paula.
  Publicado em 23/5/2012 10:40, com 3264 acessos.


Nascido em 24 de Maio de 1927, no bairro Estação Dias, no município de Brazópolis, José Benedito de Paula, mais conhecido como “Zé Pintinho” é um exemplo de humildade, fé e honestidade; virtudes marcadas na sua história de vida como trabalhador rural, pai, avô, bisavô e político.

Quando se mudou para Piranguçu já estava casado, e fez a mudança em lombo de um burro chamado Criolo, que era usado para transportar as crianças divididas dentro do “cargueiro” ou jacá de forma a equilibrar o peso. Inicialmente fixou residência no bairro Serra dos Marques e posteriormente passou a residir na cidade de Piranguçu.

De hábitos simples, ensinou aos filhos, netos e bisnetos e a todos que puderam conhecê-lo de perto, que é possível realizar nossos sonhos, desde que sejam pautados em muita perseverança e luta.

Quando pensamos nas dificuldades que ele passou, nos fortalecemos para enfrentar os obstáculos do dia-a-dia, pois seu exemplo de persistência nos inspira a nunca desanimar.

Sua vida ao lado de sua primeira esposa foi numa casa modesta, feita de pau-a-pique, e apesar de levarem uma vida simples, não deixavam de trazer no rosto o sorriso. Muitas vezes Zé Pintinho foi à missa sem ter o que calçar nos pés, caminhando 10 km em média para chegar à igreja.

Ficou viúvo de Josefina Faria de Paula aos 36 anos de idade, ficando com 10 filhos órfãos de mãe. Reconstruiu sua vida dois anos depois com Aparecida, sua atual esposa, aumentado sua prole com mais cinco filhos, totalizando então 15 filhos, e hoje também é avô de 36 netos e 25 bisnetos.

Foi numa noite, tirando “talo de fumo”, que seus amigos disseram que somente filho de rico tinha condições de estudar, pois não havia escola que oferecesse pelo menos o ensino fundamental aos munícipes. “A escola era privilégios dos ricos”. Foi então que ele disse que ainda seria prefeito de Piranguçu e que traria escola para a região.

Zé Pintinho foi o precursor na luta por uma escola que atendesse todas as crianças, independente da condição financeira. Ele não se conformava com a falta de escola no município; e foi motivado por esse sonho de “Trazer Educação para Todos” que ele entrou para a política. E não mediu esforços para que isso acontecesse.

Iniciou sua carreira política em Piranguçu como vereador, e foi prefeito por cinco mandatos. Como católico praticante, fez do cargo verdadeiro ministério pautado no amor ao próximo.

Seu lema era: trabalho, dedicação, honestidade, amizade, justiça e comprometimento com o cargo para o qual era eleito. Sabia escolher seus verdadeiros assessores, pessoas de personalidade honesta, sadia e conscientes dos cargos que ocupavam.

Seu trabalho dentre muitos podemos citar: construção e conservação de pontes e estradas, calçamento de ruas, construção de praças, posto de saúde na área urbana e rural, sistema de tratamento de água. Outros benefícios foram realizados durante o seu mandato e quem acompanhou sua trajetória política conheceu de perto as melhorias e o seu esforço.

Devemos a ele a criação das séries de 5ª a 8ª (antigo Ginásio de Piranguçu), pois até 1969 constavam apenas as primeiras séries iniciais (Curso Primário). Construiu o prédio da Escola Estadual Mário Casassanta, indo até Belo Horizonte, conseguiu do então saudoso governador Aureliano Chaves de Mendonça os recursos para a referida construção. Abriu mão de seu salário de prefeito para remunerar o diretor, pois não havia verba suficiente para isso.

Político de personalidade marcante, homem honesto. Não usava do cargo que ocupava em detrimento de ninguém, nem em benefício próprio. Dedicou grande parte de sua vida em benefício de nosso município, frequentemente viajava em busca de recursos, que naquela época eram mais escassos e difíceis.

Não podemos deixar de prestar-lhe nossas homenagens neste dia tão especial. Somos gratos porque temos a certeza que sempre servirá de exemplo para nossos jovens e futuros administradores. Somente as pessoas de coração puro são capazes de reconhecer o bem que fez para nosso povo.

Estimado José Benedito de Paula, agradecemos por tudo o que o senhor fez e continua fazendo por nossa cidade, por nossa comunidade rural e pela família.

Seus familiares, amigos, companheiros de caminhada, admiradores, o povo de Piranguçu e região lhe parabenizam pelos 85 anos de vida completados nesse dia 24 de maio de 2012.

Que Deus o abençoe e lhe conceda saúde.

Vejam as fotos no Album José Benedito de Paula





Conteúdo : Personalidades

  23/05/2012 - Personalidades - Prefeito José Benedito de Paula.
  08/05/2006 - Personalidades - Poeta Antonio Martins Ribeiro

»Veja +