29ª Exposição - Avaliação
  Publicado em 14/9/2012 17:21, com 1964 acessos.


Conforme já é tradição em nosso município a Associação Agropecuária de Piranguçu – AAPP, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou no período de 05 a 09 de setembro de 2012 a 29ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA E TORNEIO LEITEIRO DE PIRANGUÇU, evento de grande repercussão em nossa região pela tradição, organização e qualidade.

Apesar das dificuldades que tivemos no planejamento e organização do evento, principalmente por ser um ano eleitoral, aliado também pelas dificuldades por que passa o produtor rural, trabalhamos com afinco na realização deste evento. A equipe organizadora, composta por membros da diretoria da AAPP e da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura, realizou o trabalho com esforço e dedicação, e sem duvida alguma, como a maioria dos que vieram e participaram de nossa Exposição, sejam como expositores ou como visitantes, podemos dizer que nossa 29ª Exposição foi além da expectativa, e isto nos envaidece e mostra o peso da tarefa e da responsabilidade que teremos no planejamento e na execução da próxima 30ª EXPOSIÇÃO em 2013.

Procuramos preparar o PARQUE DE EXPOSIÇÕES GETÚLIO ANTUNES DE SIQUEIRA com infraestrutura adequada para melhor receber os animais, expositores e visitantes como também foram preparadas as baias e demais instalações necessárias. Mas sabemos que ainda faltam melhorias por fazer.

A CASA DO PRODUTOR RURAL, um antigo projeto nosso e agora recém-construída, sob a responsabilidade da EMATER atendeu de maneira satisfatória aos expositores da agricultura familiar, artesanato e pequenas indústrias agropecuárias. A também recém-construída PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO ainda precisa de acabamento no piso, mas já demonstrou ser o lugar ideal para assistir aos shows enquanto ocorre uma confraternização entre os amigos. As nossas baias precisam ser melhoradas quanto à cobertura e ainda estamos carentes de banheiros para visitantes, bebedouros e local de banho adequado para os animais, e mais conforto aos tratadores quanto a banheiros e dormitórios.

A cada ano a AAPP tem procurado homenagear um Produtor Rural que tenha dedicado a uma atuação importante na agropecuária do nosso município.

Neste 29º TORNEIO LEITEIRO o Patrono escolhido foi o senhor JOÃO CARLOS RENNÓ, produtor rural que sempre participou das atividades da AAPP desde o primeiro torneio leiteiro realizado na década de 1980, quando ainda era feito na Praça 1º de Março, tendo recebido as homenagens na abertura do Torneio que leva o seu nome:

TORNEIO LEITEIRO JOÃO CARLOS RENNÓ

Apos a abertura oficial da 29ª EXPOSIÇÃO teve inicio no palco a MISSA SERTANEJA, celebrada pelo nosso vigário Pe. Nelson Ribeiro de Andrade, mSC, com a participação de cantores e tocadores de viola, violão e berrantes que compõe a equipe da missa sertaneja. A Missa foi momentos de fé, de benção e de agradecimento a Deus e aos produtores rurais, e a homilia apresentada pelo Padre Nelson tocou a todos. No encerramento, no momento de ação de graças com a apresentação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a cantora sacra Dona Gleuza Gargalhone cantou com sua voz impar a Ave Maria de Gounod encerrando a Santa Missa em um momento de emoção e agradecimento a Deus. Nossos agradecimentos ao Padre Nelson, a toda a equipe e aos fieis que participaram da Missa Sertaneja.

Dentro das festividades foi realizado o desfile para a escolha da Miss Exposição, Princesa e Miss Simpatia. O desfile teve 12 participantes que vieram representar a beleza de nossas meninas, sendo coordenado pelo Ederson Junior e José Augusto, com a apresentação do locutor Paulo César Lisboa. Apos a apresentação de todas as participantes na pista do palco, perante a platéia e jurados, foram eleitas as três que mais atenderam os requisitos de beleza, desenvoltura e simpatia.

- Miss Exposição 2012: Luana Melissa da Silva
- Princesa da Exposição: Graziele
- Miss Simpatia: Daiana

Agradecemos a todas as participantes, a coordenação do desfile, locutor do evento e ao corpo de jurados pela organização e trabalho apresentado.

Quanto aos shows tivemos boas bandas de cidades como Cambuí-MG e do Estado de São Paulo. No sábado a lotação do Parque foi completa, conforme se podem ver nas fotos, sendo que o show foi até a madrugada.

Os animais de pista, embora em menor quantidade, primaram-se pela qualidade. No Torneio Leiteiro tivemos a presença de animais de excelentes procedências leiteiras, e maior participação de expositores do nosso município. As vacas foram agrupadas em duas ordenhas e três ordenhas, e destacaram-se pela genética, qualidade e produção conforme podemos ver a seguir o resultado das três primeiras colocadas nos três dias de torneio leiteiro:

2 ORDENHAS
Class. NomeRaça CriadorMunicípioBairro Total [Kg] Média [Kg/dia]
GREICE HPB José Luis Faria Piranguçu Mouras
137,28
45,76
GRANADA 1/2 HPB Roberto Ramberger Piranguçu Mouras
126,33
42,11
CIRANDA 5/8 HPB Roberto Ramberger Piranguçu Mouras
90,20
30,06


3 ORDENHAS
Class. NomeRaça Criador Município BairroTotal [Kg] Média [Kg/dia]
JOSÉLIA HPB Sido e Valda Esemann Piranguinho
Mato Dentro
199,63
66,54
MADALENA HPB Sido e Valda Esemann Piranguinho
Mato Dentro
171,51
57,17
LENA DO SERTÃO 1/2 HPB José França Filho São Gonçalo do Sapucaí
162,13
54,00


Apos a entrega dos prêmios e troféus, como é de praxe nos torneios leiteiros, os dois proprietários vencedores e primeiros colocados da categoria de duas e de três ordenhas receberam o tradicional banho de leite conforme podemos ver nas fotos.

No domingo, dia do encerramento da Exposição, tivemos a partir das 10 horas da manhã o tradicional desfile de cavaleiros e conforme podemos ver nas fotos foi bastante concorrido, principalmente com cavaleiros e charreteiros vindos de Itajubá e do nosso município, e principalmente chamou a atenção os carros de bois. Apos o desfile teve a premiação dos principais cavaleiros, participantes e comitivas.

No atendimento à alimentação da equipe utilizamos o mesmo procedimento do ano passado, com o RESTAURANTE DA AAPP fornecendo alimentação farta, saborosa e totalmente gratuita aos tratadores e expositores, e ao pessoal da organização, assim como o café da manhã. Neste ano o restaurante novamente foi considerado um ponto positivo e um marco de satisfação para os organizadores, expositores e tratadores durante a exposição.

No geral a exposição foi bastante participativa, com visitantes e expositores de nosso município e de municípios vizinhos, demonstrando que nossa Exposição é regional e cabe a nos da AAPP e ao poder público municipal olhar com mais carinho e dedicação para esse evento, para que possamos melhorá-lo cada vez mais.

Agradeço a todas as pessoas que participaram da equipe organizadora, veterinário Carlos Magno, valorosa equipe de alunos da Faculdade de Veterinária da FEPI de Itajubá que nos ajudou muito nos diversos eventos realizados. Agradecemos também a veterinária Alessandra, aos juízes Élder Carneiro e José Luis Faria que julgaram os equinos e bovinos respectivamente e a todos os expositores e visitantes que vieram abrilhantar a nossa festa.

A todos o nosso muito obrigado e continuem cada vez mais apoiando e participando dos nossos eventos;

As fotos podem ser visualizadas no álbum XXIX Exposição .

Pela coordenação da organização da 29ª Exposição.

Francisco Xavier de Siqueira
Presidente da AAPP




Notícia : Geral

  14/02/2018 - Geral - Campanha da Fraternidade 2018
  10/08/2017 - Eventos - 33ª Expo Piranguçu
  01/06/2017 - Geral - Festa Santo Antonio
  05/04/2017 - Geral - Semana Santa 2017 - Paróquia Piranguçu
  29/03/2017 - Geral - Visita da Imagem Peregrina
  22/02/2017 - Geral - Piranguçu - 54 anos
  22/02/2017 - Geral - Campanha da Fraternidade 2017
  09/06/2016 - Eventos - Festa do Divino Pai Eterno
  31/05/2016 - Eventos - Festa de Santo Antonio
  31/05/2016 - Eventos - Festa de São João.
  03/04/2016 - Eventos - 22ª Festa da Banana - Antunes
  16/03/2016 - Geral - Semana Santa 2016 - Paróquia Piranguçu
  14/02/2016 - Geral - Campanha da Fraternidade 2016
  14/08/2015 - Eventos - 32ª Exposição Agropecuária de Piranguçu
  07/07/2015 - Eventos - Arraiá da AAPP
  25/05/2015 - Geral - Novena e Festa de Santo Antonio
  20/04/2015 - Versos e Prosas - Pátrio Alferes
  08/04/2015 - Geral - 21ª Festa da Banana - Antunes
  30/03/2015 - Geral - Semana Santa 2015 - Piranguçu
  22/02/2015 - Geral - Piranguçu 52 Anos

»Veja +